Fone: (43) 3325-1334 | Whats: (43) 98425-1334              QUERO DOAR
Formação moral 1

FORMAÇÃO MORAL

Horários das atividades de educação moral:

As atividades são realizadas aos sábados, das 14h às 16h.


Formação moral da criança

É nos primeiros anos de vida que a criança começa a aprender, reconhecer e absorver os conhecimentos e práticas que poderão refletir por toda a sua vida.

Neste programa do Núcleo Espírita Irmã Scheilla a criança começa a participar a partir dos dois anos de idade e continua seu aprendizado até a juventude.

Aqui as crianças são acolhidas com muito amor e carinho pela equipe de voluntários, capacitados para tais atividades.

É notável e transformação da criança já nos primeiros meses de participação, muitas infelizmente convivem com a violência e falta de estrutura familiar, sofrem com o preconceito e falta de carinho e atenção. Quando encontram atenção e carinho, veem uma nova realidade a frente, descobrem o poder do amor.

As aulas de evangelização infantil são baseadas e evangelho de Jesus e nas obras de Allan Kardec, adaptadas a faixa etária que são ministradas e as condições ambientes da comunidade. Elas aprendem de forma lúdica e prática, principalmente através da convivência e socialização.

"Cuidemos da criança, como quem acende claridades no futuro. Compareçamos em companhia delas à presença espiritual do Cristo e teremos renovado o sentido da existência terrestre, colaborando para que surjam as alegrias do mundo num dia melhor."

(Espírito: Emmanuel, psicografia Chico Xavier)


Formação moral do adolescente e jovem

O programa de formação moral continua de forma mais acentuada na adolescência.

É fundamental transmitir-lhes os conceitos morais e éticos, baseados nos ensinamentos de Jesus, mostrando que acima da justiça terrena existe a justiça divina, e que devemos ser honestos, íntegros e bons não por temor às punições da justiça material, mas para adquirirmos a paz de consciência que nos dará maior tranquilidade e segurança para seguirmos nossa caminhada e enfrentarmos nossos desafios.

Infelizmente a realidade em muitos bairros das periferias de nossa cidade é bem diferente ao que se está acostumado nos bairros mais centrais. Em alguns deles devido ao preconceito da sociedade e alto índice de violência, alguns jovens não encontram perspectivas positivas de vida, e veem no tráfico e criminalidade a saída para suas dificuldades.

As aulas de evangelização busca dar-lhes uma nova realidade, mostrando que eles podem através de boas atitudes serem diferenciais na comunidade onde vivem, e que com esforço e dedicação e apoio podem superar as dificuldades.

Nosso grande objetivo é preparar os jovens com conceitos e atitudes morais e éticas para o ingresso ao curso de qualificação, para que sejam preparadas para o mercado de trabalho e possam se portar de maneira adequada e aproveitar as boas oportunidades que surgirem.

"... O homem será o que da sua infância se faça. A criança incompreendida, resulta no jovem revoltado e este assume a posição de homem traumatizado, violento. A criança desdenhada, ressurge no adolescente inseguro que modela a personalidade do adulto infeliz.
A criança é sementeira que aguarda, o jovem é campo fecundado, o adulto é seara em produção. Conforme a qualidade da semente, teremos a colheita."

(Espírito: Amélia Rodrigues, psicografia Chico Xavier, Mensagem: Evangelizaçâo, desafio de urgência)