O que fazemos

Nosso principal objetivo é proporcionar aos jovens da região onde estamos localizados, perspectivas de um futuro melhor, longe de atividades ilícitas.

Dentre os pontos trabalhados nos nossos programas, buscamos sempre conscientizá-los sobre a importância da conduta moral e ética, dando-lhes a base para uma boa formação profissional, familiar e social.

Para isso há necessidade de um trabalho mais amplo, muito além das atividades com os jovens. É preciso atingir também a família, crianças e adolescentes,  por meio de atividades de educação moral.

Família

A importância da participação familiar, principalmente dos responsáveis, é fundamental no processo de formação do jovem, principalmente porque todos os ensinamentos devem ecoar dentro do lar, com o apoio, acompanhamento e cobrança da família, para que os jovens continuem firmes no processo de transformação.

O Programa da família busca trabalhar e orientar os responsáveis quanto a suas responsabilidades na criação e formação dos filhos e dos cuidados necessários ao acompanhamento das condutas e posturas dos adolescentes e jovens.

Gestante

Durante as aulas e atividades com os adolescentes e jovens, nos programas da Qualificação e Jovem Aprendiz, meninos e meninas são orientados para a prevenção da gravidez, a importância da gestação responsável e cuidados.

Já no Programa da Família promovemos palestras de orientação a respeito dos cuidados durante o período pré-natal, para que a gestante siga todos os passos e orientações médicas, além de reforçar que amor e carinho ao filho(a) que está a caminho.

Mãe

Ser mãe nos bairros da periferia em muitos casos torna-se um grande desafio. Não bastasse as responsabilidades dos cuidados e educação dos filhos, algumas mães enfrentam o abandono ou violência, dificuldades financeiras, falta  apoio na gestação e na criação do filho, etc.

O Programa da Família busca detectar estes casos e encaminhá-los ao atendimento da Assistente Social, para mais orientações, encaminhamentos ou acionamento de órgãos competentes.

Crianças

É nos primeiros anos de vida que começa a formação do caráter do adulto.

No Programa de Educação Moral crianças e adolescentes recebem as orientações segundo os princípios morais cristãos, e de acordo com os ensinamentos de Jesus, recebem amor, carinho e atenção.

É notória a melhora comportamental da criança já nos primeiros meses de convivência e participação do programa.

Jovens e Adolescentes

Na idade da adolescência e juventude são grandes e tentadores os convites para o envolvimento em atividades ilícitas.

Devido às dificuldades materiais, falta de oportunidades e perspectiva de ganhos fáceis, o envolvimento com estas atividades é um grande atrativo.

No Programa de Educação Moral eles são  orientados quanto a necessidade de seguirem os princípios legais e éticos, independente das punições legais, para que tenham um futuro sólido e seguro, podendo formar uma família estruturada e ter sucesso profissional.

Tudo isso é feito através do estudo e reflexão dos ensinamentos éticos, que preparam os jovens para ingressarem no Programa de Qualificação com grandes possibilidades de ingressarem no Programa Jovem Aprendiz.

Resultados Esperados

O fluxo apresentado na imagem acima demonstra o processo de trabalho do Núcleo Espírita Irmã Scheilla com o objetivo de formação completa, inciando-se pela família, passando pela gestante, trabalhando a formação da criança, preparando-a para a idade da adolescência e na adolescência preparando-os para serem adultos responsáveis, que possam constituir uma família sólida e bem educar seus filhos.

Ajude-nos a manter e melhorar nossos programas de atendimento à nossa comunidade.