Programa Jovem Aprendiz

De acordo com o estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido o trabalho ao jovem menor de 16 anos. A lei nº 10.097/2000 regulamentou o trabalho dos jovens com idade entre 14 a 24 anos enquanto aprendiz.

De acordo com a lei, o jovem executa as atividades práticas nas empresas contratantes e recebe a formação e acompanhamento teórico nas instituições conveniadas.

Jovens do Núcleo Espírtita Irmã Scheilla
Jovens do Núcleo Espírtita Irmã Scheilla
Jovens do Núcleo Espírtita Irmã Scheilla

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz do Núcleo Espírita Irmã Scheilla capacita os jovens na função de auxiliar administrativo e técnicas bancárias.

As empresas encaminham o número de vagas que estão disponibilizando, juntamente com o perfil do jovem que desejam contratar.

O Irmã Scheilla seleciona os jovens do seu Programa de Qualificação, e os encaminha para entrevista na empresa.

Os jovens contratados serão submetidos a preparação teórica de 80 horas, que é ministrada pela equipe de professores do Irmã Scheilla no primeiro mês do Contrato de Aprendizagem, firmado entre o Irmã Scheilla, a empresa e o jovem aprendiz. Após o primeiro mês o jovem é encaminhado para a aprendizagem prática na empresa e às sextas-feiras à tarde e na segunda quinta-feira do mês retorna ao Irmã Scheilla para complementar a formação teórica do Programa, acompanhamento da vida escolar e desenvolvimento na empresa, reuniões e conversas com pais, e assim cumprir a carga horária teórica exigida pela legislação.

Após 24 meses de execução, o contrato é encerrado e novo processo de seleção acontece, com um novo jovem ocupando a vaga.

Vale lembrar que a maioria dos jovens que participam do programa de aprendizagem nas empresas privadas são admitidos pelas empresas após o encerramento do Contrato de Aprendizagem.

No caso das empresas estatais, como elas não podem efetivar o Jovem sem a abertura de um concurso público, estes normalmente formam uma rede de contato e recebem oportunidades em empresas privadas parceiras, dando sequência ao aprendizado e crescimento profissional.

Devemos ainda reforçar que muitos jovens incentivados pelo meio onde passam a frequentar, ingressam nas diversas instituições de ensino superior e formam-se em diversas áreas.

O programa Jovem Aprendiz do Núcleo Espírita Irmãs Scheilla já afastou centenas de jovens que poderiam se envolver com a criminalidade e prostituição. Ainda há muito o que fazer e você pode nos ajudar unindo-se a nós.

Como contratar nossos jovens aprendizes?

Os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, bancários, etc., que se submetam ao regime da CLT, são obrigados a empregar número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, em funções que exijam formação profissional.

O Núcleo Espírita Irmã Scheilla atua em parceria com as empresas, atendendo as exigências legais, através da formação dos jovens e acompanhamento durante o período do contrato de trabalho que tem duração de 24 meses.

A maioria das empresas vê essa exigência como algo muito negativo. No entanto, se olharem por outro ponto de vista, é uma excelente oportunidade da empresa exercer a Responsabilidade Social.

Através das oportunidades de trabalho oferecidas pelas empresas os jovens são incentivados a buscarem uma formação profissional e ingressarem nas instituições de ensino de formação superior, afastando-se do envolvimento com o tráfico, prostituição e outros delitos.

Nossa entidade oferece o curso de auxiliar administrativo e prepara o jovem para o mercado de trabalho, dando-lhes as orientações teóricas e de formação pessoal, para que ele possa aplicar na prática do dia-a-dia nas atividades das empresas. Durante todo o período do contrato de aprendizagem acompanhamos o jovem através de aulas teóricas, desempenho escolar e familiar.

Temos em nosso quadro de profissionais, uma coordenadora pedagógica, uma assistente social e equipe de professores qualificados, todos eles com formação superior, aplicando e acompanhando uma programação de formação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Seja uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento da cidade, contrate os jovens do Núcleo Espírita Irmã Scheilla!

Que saber mais sobre como contratar nossos jovens? Preencha o formulário abaixo, em breve entraremos em contato.

Empresas que contratam aprendizes

Conheça algumas das empresas que contratam nossos jovens aprendizes: